top of page

Ciranda dos Ritmos

O círculo de tambores (drum circle) é uma atividade praticada em todo o mundo e com os mais variados fins (rituais, musicoterapia, convívio) na qual as pessoas se reúnem para tocarem instrumentos de percussão.

Já desde a Antiguidade que a música, e particularmente a percussão, vem sendo utilizada por muitas culturas pelo mundo fora de forma ritualística e terapêutica. Atualmente ela é muito procurada por músicoterapeutas para complementar e acelerar os processos de cura dos seus pacientes.

Baseado nessa ideia o músico e educador Paulo Kayma idealizou o projeto Ciranda dos Ritmos, que alia ao círculo de tambores dinâmicas que têm por base os ritmos luso-afro-brasileiros e os ritmos do mundoTodos os participantes são motivados a tocarem em conjunto um instrumento musical e a despertarem a sua criatividade. A música é improvisada no momento.

Tendo como base a percussão, o projeto desenvolve ainda um trabalho pedagógico e artístico de fusão entre diferentes linguagens, como a dança, o teatro, o beat-box, as artes plásticas, visando promover a integração das diferentes populações de cada  comunidade.

A Ciranda dos Ritmos é um evento alegre e divertido, dinâmico e tolerante, em que a percussão é usada como um meio para unir as pessoas num momento único de muito prazer e convívio.

Damos voz a todos os ritmos e ao ritmo de cada um!

 

Como se desenvolve a atividade:

Geralmente há instrumentos – convencionais e feitos de materiais recicláveis – disponíveis para todos. Mas também há espaço e abertura para as pessoas trazerem o seu próprio instrumento. Os participantes, sentados ou de pé, estão geralmente dispostos em círculo, cada um com o seu instrumento musical. E com a orientação dos músicos executam-se vários jogos rítmicos, sempre com muito espaço para a improvisação. Corpo e voz são também usados como instrumento.

Há também espaço para a intervenção especial de músicos ou cantores convidados.

 

Público-Alvo:

O círculo de percussão é uma actividade aberta a todos: Crianças/ Jovens/ Adultos/ Seniores.

Os conteúdos abordados podem ser adaptados consoante as idades e os interesses dos participantes, inclusive pessoas com necessidades educativas especiais.

 

Pesquisas sobre os efeitos terapêuticos da Percussão

Os benefícios da percussão em grupo baseiam-se nos seguintes princípios:

  • A resposta ao ritmo é básica no funcionamento humano, pelo que as atividades e técnicas de percussão em grupo são altamente motivadoras para pessoas de todas as idades e proveniências.

  • As atividades de percussão podem ser apreciadas por todas as pessoas, independentemente da proveniência étnica ou cultural, preferências musicais ou grupo etário, o que faz com que estas atividades sejam úteis na criação de grupos divertidos e positivos, quebrando barreiras de idade, género, raça, portadores de deficiências… É uma atividade universal.

  • A participação em experiências ativas de percussão em grupo tem benefícios físicos, incluindo atividade física moderada, relaxamento e uso de capacidades motoras finas.

  • A percussão em grupo gera uma forte sensação de identidade de grupo e sentimento de pertença, porque os participantes estão ativamente a produzir música em grupo e porque a repetição moderada de uma batida estável faz aproximar as pessoas física, emocional e mentalmente.

  • As atividades de percussão podem realizar-se com pouco ou nenhum treino ou passado musical, tornando estas experiências acessíveis a todos.

 

Assim se aprende uma nova capacidade, faz-se ginástica mental, ultrapassam-se fronteiras…

O Círculo de Percussão funciona então como uma forma poderosa de unidade que transforma o estado físico e mental do grupo, sendo análoga ao trabalho de equipa.

Nos EUA foi realizado um estudo clínico com o objetivo de verificar quais os efeitos biológicos provocados pelas atividades de percussão. Mais concretamente, o objetivo era determinar o papel da terapia musical de percussão em grupo enquanto atividade coletiva com potencial para alterar hormonas relacionadas com o stress e reforçar medidas imunológicas específicas associadas à atividade das células imunitárias. Para tal, foi concebida uma intervenção experimental de ensaio com grupos de controlo. Desta pesquisa concluiu-se que a terapia musical de percussão em grupo, ao utilizar uma abordagem com enfâse na camaradagem, aceitação do grupo, participação de ânimo leve e não julgamento da performance, é uma intervenção com potencial para modular parâmetros neuro-endócrinos e neuro-imunitários específicos, numa direção oposta à prevista pela resposta clássica ao stress. Concluiu-se ainda que a terapia musical de percussão em grupo, quando praticada regularmente, tem ainda o potencial para produzir efeitos neuro-endócrinos e imunológicos cumulativos, que podem contribuir para o bem-estar de um indivíduo que enfrente uma doença prolongada, em que se sabe que a atividade reforçada das células imunitárias naturais é benéfica.

  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Preto Ícone Instagram
  • SoundCloud ícone social
bottom of page