
Ciranda dos Ritmos

A percussão e o círculo de tambores (drum circle) é uma forma de expressão encontrada em todo o mundo e utilizada por diversas culturas desde a Antiguidade com os mais variados fins (artísticos, ritualísticos, terapêuticos, convívio).
Baseado nessa ideia e na sua longa experiência em projetos sociais, pedagógicos e artísticos, o músico e educador Paulo Kayma idealizou o projeto Ciranda dos Ritmos, que alia ao círculo de tambores dinâmicas que têm por base os ritmos do mundo, com destaque para os ritmos brasileiros, africanos e portugueses.
Todos podem ter a oportunidade de tocar um instrumento, aprender a linguagem musical e despertar a sua criatividade, através de diferentes formatos:
-
cursos
-
workshops
-
oficinas
-
círculos de tambores
-
formação de professores e educadores.
Tendo como base a percussão, o projeto desenvolve ainda um trabalho pedagógico e artístico de diálogo com diferentes linguagens, como a dança, o teatro, as artes plásticas, visando promover a integração de diferentes grupos e comunidades.
Outra linha de trabalho é a reflexão, pesquisa e vivência de novos caminhos na Arte-Educação dentro do universo dos ritmos luso-afro-brasileiros, partindo de um entendimento do educador como facilitador do desenvolvimento e vivência artística e da transformação social. através de duas abordagens fundamentais:
-
a formação de educadores, músicos, dançarinos, arte-educadores;
-
a prática musical (ritmíca) como forma de levar arte e cultura para todas as pessoas.
Agora sediada na cidade do Porto (Portugal), a Ciranda dos Ritmos pretende utilizar a percussão como um meio para unir as pessoas em momentos únicos de muita alegria, convívio e diálogo intercultural.
Damos voz a todos os ritmos e ao ritmo de cada um!